Corpo e mente Dicas

Benefícios do consumo da couve com inhame

Benefícios do consumo da couve com inhame

O consumo da couve e inhame pode trazer benefícios incríveis para a saúde. Auxilia na perda de peso, reduz o risco de doenças crônicas, pode retardar o envelhecimento, reduz a inflamação, ajuda nas defesas do organismo, estimula a absorção do ferro pelo organismo, previne doenças cardiovasculares, auxilia na saúde dos olhos etc…

Afinal, tanto a couve como o inhame, ambos têm muitos benefícios comprovados para a saúde, os quais estão predominantemente associados ao seu alto teor de antioxidantes. Assim, estas são moléculas que protegem o corpo dos efeitos nocivos de quantidades excessivas de radicais livres.

A couve é uma boa fonte de minerais como ferro (que ajuda a prevenir a anemia), fósforo, importante para os músculos e osso e também um poderoso antioxidante.

Além disso, o vegetal tem poucas calorias e é rico em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão a sensação de saciedade.

Já o inhame, por ser rico em fibras, é considerado um carboidrato de baixo índice glicêmico. Ou seja, são liberados mais lentamente para a corrente sanguínea e evitam picos de glicemia. Como consequência, a insulina é produzida em menor quantidade evitando o o acúmulo de gorduras no abdômen. Além disso, favorece a sensação de saciedade.

Couve e inhame. O que são?

As couves de Bruxelas recebem o nome da capital da Bélgica, onde cresceram pela primeira vez no século XVI. Parecem um pouco com mini repolhos, mas não se deixe enganar pelo tamanho pequeno. Eles têm muita nutrição em cada mordida.

As couves de Bruxelas pertencem à família dos crucíferos – parentes do brócolis , da couve-flor , da couve e da couve . Com apenas 2,5 a 5 centímetros de diâmetro, são verdes e redondos, com folhas bem compactadas.

O inhame é mais amiláceo, mais seco e menos doce que a batata-doce. Algumas variedades de inhame podem crescer até 60 quilos, em total contraste com a batata-doce, muito menor. Normalmente, o inhame tem casca dura e escamosa, enquanto a batata-doce tem casca lisa.

O inhame verdadeiro tem uma pele que se parece com casca de árvore. Sua polpa pode ser branca, amarela, avermelhada ou roxa.

10 benefícios do consumo da couve com inhame

Você pode obter benefícios incríveis através do consumo da couve com inhame. A combinação de inhame com couve pode dar um poderoso suco nutricional capaz de promover boa saúde devido às suas propriedades que reagem positivamente no organismo. Além disso, seu consumo na dieta contribui no fortalecimento da imunidade e fornece vitaminas, minerais e antioxidantes.

Os potenciais benefícios do consumo da couve e inhame incluem:

  1. Previne doenças cardíacas;
  2. Ajuda a afastar anemia;
  3. Auxilia na saúde dos olhos;
  4. Controle da diabetes;
  5. Melhora a função cerebral;
  6. Saúde da pele;
  7. Saúde intestinal;
  8. Perda de peso;
  9. Combate o câncer;
  10. Melhora a digestão.

Além disso, é boa fonte de energia com carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, C, antioxidantes e minerais. Esse conjunto de micronutrientes são importantes para a manutenção da saúde do organismo. Do mesmo modo, a couve é um alimento fonte de vitaminas, minerais e fibras.

Vantagens do consumo da couve e inhame

Os benefícios do consumo da couve e inhame devem-se especialmente a seus poderosos compostos nutricionais. A combinação de inhame com couve pode dar um poderoso suco nutricional capaz de promover boa saúde devido às suas propriedades que reagem positivamente no organismo.

Veja a seguir, os principais benefícios do consumo da couve com inhame:

1. Previne doenças cardíacas

A couve contém vários nutrientes que apoiam a saúde do coração, incluindo potássio, que mantém uma pressão arterial saudável. Além disso, outro benefício da couve é que ela contém substâncias que se ligam ao colesterol para ajudar a controlar os níveis. Estudos sugerem que mesmo se você fizer suco ou cozinhar couve no vapor , ainda se beneficiará dessas vantagens.

O inhame diminui os aminoácidos, mantendo equilibrados os níveis de colesterol. Também ajuda a eliminar gorduras e evitar o acúmulo nos vasos sanguíneos, contribuindo para saúde cardiovascular.

Veja Também: Inhame ajuda controlar a hipertensão

2. Ajuda a afastar anemia

A couve contém muitos dos minerais que faltam em nossas dietas modernas. É uma boa fonte de cálcio vegetal, necessário para ossos e dentes fortes, e possui baixos níveis de um composto natural chamado oxalato, que torna o cálcio mais disponível para absorção. A couve também é uma boa fonte de vitamina K , que estudos sugerem que funciona com a vitamina D para apoiar o metabolismo ósseo saudável.

A anemia é caracterizada pela falta de hemoglobinas no sangue, essa carência pode ocasionar fraquezas, prejuízos na cognição entre outros sintomas. Mas o consumo de inhame com couve fornece ao organismo boas dosagens de vitaminas e ferro que atuam fortalecendo os glóbulos vermelhos. Além disso, a vitamina C estimula a absorção do ferro pelo organismo.

3. Auxilia na saúde dos olhos

Existem muitas razões pelas quais seus olhos ficam mais fracos à medida que envelhecemos. Portanto, um deles é o estresse oxidativo, que pode sobrecarregar os olhos.

A couve, como mencionado acima, contém muitos antioxidantes para evitar que isso aconteça.

Da mesma forma, a couve contém os nutrientes luteína e zeaxantina, que são realmente exigidos pelos olhos para bloquear a luz azul de atingir as estruturas subjacentes da retina.

O suco de inhame com couve auxilia na prevenção de doenças oculares, como degeneração macular e perda de visão. Suas vitaminas A e C previnem várias doenças, entre elas, a catarata.

4. Controle da diabetes

Acredita-se que o inhame também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Eles contêm amido resistente que evita o aumento do açúcar no sangue, especialmente após uma refeição. Isso retarda o processo de digestão, levando a uma liberação gradual de glicose na corrente sanguínea. O inhame roxo é particularmente benéfico para pessoas com diabetes, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Vegetais crucíferos, como a couve, contêm um composto conhecido como sulforafano, que comprovadamente ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a produção hepática de glicose.

Para quem sofre de diabetes, a couve também contém fibras, que têm baixo índice glicêmico e podem prevenir picos de açúcar no sangue após a ingestão de alimentos ricos em carboidratos.

5. Melhora a função cerebral

A couve contém pelo menos 45 flavonóides diferentes, todos os quais atuam como potentes antioxidantes para prevenir a inflamação no cérebro ou o envelhecimento do cérebro devido aos radicais livres.

Ele também contém ferro, que é importante quando se trata da saúde do cérebro.

Isso ocorre porque o ferro é necessário na formação da hemoglobina, que transporta oxigênio no sangue; uma vez que o cérebro depende de oxigénio para funcionar correctamente, a insuficiência de ferro na dieta pode levar à diminuição da acuidade cerebral e à incapacidade de concentração, bem como a défices de aprendizagem e memória em crianças.

Um estudo recente mostrou que o inhame melhora a função cognitiva. A deficiência cognitiva pode levar a vários problemas, como perda de memória e confusão. O inhame é rico em vitaminas e minerais , o que o torna altamente nutritivo. Esta fruta também contém um composto chamado diosgenina, que melhora a função cerebral e melhora a capacidade de aprendizagem.

6. Saúde da pele

Os antioxidantes como a vitamina C na couve podem ajudar a prevenir o envelhecimento da pele devido ao acúmulo de radicais livres, que inclui rugas, flacidez, manchas senis, manchas solares e linhas finas.

O beta-caroteno também ajuda a proteger a pele, uma vez que o seu metabolismo ocorre na pele, e pode melhorar a defesa basal contra os danos da pele devido à radiação ultravioleta, evitando assim irritações cutâneas, bem como vermelhidão ou queimaduras solares.

Melhorar a saúde da pele é um dos benefícios mais importantes do inhame. O inhame é rico em antioxidantes, que reconstroem as células da pele e podem reduzir o dano oxidativo causado pelos radicais livres. Além disso, o inhame contém vitamina C, que ajuda a promover a produção de colágeno no corpo. O colágeno é uma proteína eficaz na manutenção da elasticidade da pele. Veja Também: Consumo do brócolis para uma pele mais jovem

7. Saúde intestinal

A fibra dietética, como a encontrada na couve, ajuda a servir como prebiótico e permite que as bactérias no intestino floresçam, uma vez que podem digerir a fibra.

Estas bactérias também produzem alguns nutrientes que não podem ser encontrados em fontes alimentares, tais como ácidos gordos de cadeia curta como acetato, propionato e butirato, todos os quais o corpo necessita para um funcionamento saudável.

Estes ácidos gordos nutrem ainda mais as células do cólon e ajudam a prevenir a inflamação no intestino ou doenças como a doença de Crohn, a síndrome do intestino irritável e a colite ulcerosa.

Junto com outros alimentos ricos em fibras, a couve ajuda a manter o sistema digestivo e outros sistemas funcionando como deveriam, sem complicações.

O inhame contém fibras dietéticas que não são digeridas no estômago. Em vez disso, passam para o intestino e sofrem fermentação com a ajuda de bactérias boas. Agora, como as fibras atuam como alimento para as bactérias intestinais, elas as ajudam a crescer e a combater bactérias nocivas e outras partículas estranhas, melhorando assim a saúde intestinal .

8. Perda de peso

Quando se trata de dieta, folhas verdes como a couve são a opção perfeita porque têm poucas calorias, açúcares e gorduras, mas ainda podem saciá-lo.

A couve contém fibra dietética, que pode ajudá-lo a se sentir saciado, para que você não tenha tendência a comer mais do que o necessário ou a fazer lanches pouco saudáveis ​​entre as refeições.

Ao saciar a fome sem negar nutrientes essenciais, a couve pode ajudá-lo a administrar seu próprio regime de perda de peso com muito mais eficácia.

Inhame tem muitas calorias e fibras alimentares. Segundo estudos, as fibras auxiliam na perda de peso. A fibra passa lentamente pelo trato digestivo e ajuda a manter o estômago cheio por mais tempo, evitando desejos e excessos.

9. Combate o câncer

O consumo regular de couve devido às suas altas quantidades de antioxidantes, incluindo carotenóides e vitamina C. 8 Vários estudos demonstraram que a ingestão diária de vegetais crucíferos está associada a um menor risco de câncer, especialmente câncer colorretal.

O câncer ocorre devido ao crescimento anormal das células. Além disso, às vezes o dano oxidativo causado pelos radicais livres pode causar câncer. O inhame tem muitos antioxidantes que podem possuir propriedades anticancerígenas. Num estudo, foi demonstrado que o inhame reduziu significativamente o crescimento do tumor no cólon. Isso ocorre porque as vitaminas antioxidantes reduzem os danos causados ​​pelos radicais livres aos órgãos, o que ajuda a prevenir o crescimento de células cancerígenas.

10. Melhora a digestão

Quantidades adequadas de fibra e água podem ajudar a prevenir e tratar a constipação e manter os intestinos regulares. A couve contém fibras, que acrescentam volume às fezes.

A couve também contém prebióticos , importantes contribuintes para um microbioma diversificado (uma combinação saudável de micróbios intestinais). A diversidade microbiana no intestino está associada a um risco reduzido de várias doenças, incluindo diabetes, doença de Alzheimer e muito mais.

O amido resistente presente no inhame atua como fibras solúveis, que permanecem não digeridas e passam pelo estômago e intestinos. Isso ajuda a alimentar as bactérias benéficas do estômago e aumenta a produção de enzimas digestivas para promover uma digestão saudável. Assim, o inhame é considerado o melhor alimento para melhorar a digestão.

Como fazer suco de couve e inhame

Ingredientes:

1 xícara de inhame cru sem casca;
Suco de ½ limão;
500,0 mL de água filtrada ou de leite.

Modo de preparo:

O inhame deve ser descascado e cortado em cubos pequenos. Dependendo do tamanho do inhame que você tiver, apenas um será suficiente para o suco. Coloque os cubos de inhame cru no liquidificador e adicione água e suco de limão. Bata todos os ingredientes juntos até que a mistura fique bem homogênea. Se necessário, coe a bebida e adoce ao seu gosto.

Quem não pode tomar suco de couve e inhame?

A couve pode ser consumida crua? Sim, mas alguns cuidados são necessários.

A vitamina K da couve é um benefício para a maioria das pessoas, mas pode interferir nos efeitos dos anticoagulantes . Se você toma anticoagulantes, consulte seu médico antes de adicionar couve à sua dieta. Comer aproximadamente a mesma quantidade de vegetais de folhas verdes todos os dias pode permitir que seu médico ajuste sua medicação para que você possa desfrutar com segurança de seus outros benefícios à saúde.

O responsável por esse efeito é o ácido oxálico, e um dos motivos pelo qual acredita-se que o suco de inhame cru faz mal é que há pessoas que podem ter intolerância à ação deste ácido, resultando em sintomas como a coceira na garganta ao consumir a bebida.

Veja Também:


Descubra mais sobre Dicas de Saúde

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

admin

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Descubra mais sobre Dicas de Saúde

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading