Corpo e mente Dicas
10 incríveis benefícios da hortelã
Há uma ampla gama de benefícios incríveis do consumo da hortelã, desde a melhora da função cerebral até a saúde digestiva.
A hortelã cresce nativamente em todos os continentes, exceto na Antártida. Algumas plantas chamadas de “menta” também se enquadram no gênero monarda. Assim, os gêneros mentha e monarda estão dentro da mesma família, chamada lamiaceae. As mentas monarda incluem horsemint, catmint e stonemint.
Comumente usada como ingrediente em bebidas, sobremesas e outras receitas e também pode ser tomada como suplemento alimentar.
Estudos mostram que a suplementação com hortelã pode beneficiar a saúde de várias maneiras, incluindo a melhoria de certas condições digestivas e o alívio de náuseas.
Perfil Nutricional da Hortelã
Primeiro, vamos dar uma olhada no perfil nutricional da hortelã, de acordo com o banco de dados de alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA):
Hortelã-pimenta fresca (¼ xícara)
Macronutrientes
Calorias: 4 calorias
Proteína: 0 gramas (g)
Carboidratos totais: 0,5 g
Fibra: 0,25 g
Gordura: 0 g
Micronutrientes
Vitamina A: 136 Unidades Internacionais (UI), 15 por cento do Valor Diário (VD)*
Manganês: 0,04 mg, 2% VD
Ferro: 0,2 mg, 1% VD
Folato: 3,7 mg, 1% VD
*O Valor Diário é baseado nas necessidades médias de adultos para homens e mulheres sem condições pré-existentes, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) .
10 incríveis benefícios do consumo da hortelã
A hortelã tem certas propriedades que a tornam um tratamento natural eficaz para problemas digestivos, como síndrome do intestino irritável (SII) e indigestão, um termo médico para desconforto na parte superior do abdômen.
A hortelã é talvez mais popularmente conhecida como um remédio para problemas digestivos. Até porque, algumas pesquisas limitadas sugerem que o óleo de hortelã-pimenta em cápsulas pode aliviar a dor de barriga da síndrome do intestino irritável .
Benefícios da hortelã para a saúde
A medicina tradicional usa hortelã para tratar uma variedade de doenças. Infelizmente, não há muitos estudos em humanos documentando o impacto que a hortelã tem no corpo, além do suporte à digestão e alívio da síndrome do intestino irritável . Com o tempo, a pesquisa pode confirmar que a hortelã é útil no tratamento de uma variedade maior de doenças. Veja a seguir, os 10 incríveis benefícios do consumo da hortelã para a saúde:
1. Aumenta a saúde imunológica
Polifenóis e flavonoides são dois grupos bem estudados de compostos vegetais encontrados na hortelã, junto com muitos outros antioxidantes , mantendo as células saudáveis e livres de doenças.
Antioxidantes ajudam a proteger as células contra radicais livres ou moléculas instáveis que causam danos. Esses compostos bioativos também ajudam a reduzir a inflamação , fortalecendo ainda mais o sistema imunológico. Pesquisas até descobriram que a hortelã exibe atividade anticancerígena.
2. Apoia a saúde bucal
Há uma boa razão por trás da inclusão da hortelã em uma miríade de produtos de cuidados orais, de pasta de dente e enxaguante bucal a goma de mascar e balas de menta. Portanto, ela não só refresca o hálito , mas o óleo de hortelã-pimenta também ostenta propriedades antibacterianas, antifúngicas e antibiofilme para prevenir ou ajudar a tratar uma série de problemas de saúde bucal. Afinal, esses benefícios justificam bem o uso frequente desta erva popular na odontologia moderna.
3. Benéfica para a visão
Como uma boa fonte de vitamina A, a hortelã também pode promover uma melhor saúde ocular. Esta vitamina lipossolúvel desempenha um papel integral em vários sistemas necessários para a função ocular ideal. Além disso, a vitamina A também ajuda a manter certas doenças oculares, como a degeneração macular , sob controle.
4. Favorece a saúde do cérebro e do sono
Pesquisas emergentes até descobriram que a hortelã beneficia positivamente vários aspectos da saúde do cérebro e do sono , provavelmente devido ao seu conteúdo de compostos bioativos. Um ensaio clínico randomizado de 2018 descobriu que a hortelã-pimenta melhora a função cognitiva e diminui a fadiga mental.
Enquanto isso, um estudo de 2021 com estudantes universitários descobriu que a ingestão de hortelã-pimenta melhora a memória e a qualidade do sono, ao mesmo tempo que reduz os sinais de estresse e ansiedade . Além disso, um estudo de 2020 vinculou a aromaterapia com hortelã-pimenta a uma melhor qualidade do sono em pacientes com câncer.
5. Promove a saúde intestinal
A hortelã, especialmente a hortelã-pimenta, também tem sido associada à melhora da saúde intestinal como um relaxante muscular suave para todo o trato gastrointestinal (GI). Isso é um bom presságio para quase qualquer preocupação GI que você possa ter, de gases e inchaço a constipação e diarreia. Além disso, pesquisas descobriram que esta erva é particularmente benéfica para os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII).
6. Ajuda na saúde do coração
Como a hortelã é rica em antioxidantes, ela pode ajudar a prevenir doenças crônicas como doenças cardíacas e diabetes. Isso se deve ao poder de combate aos radicais livres dos compostos encontrados na hortelã, bem como à sua capacidade de atingir a inflamação no corpo, ambos os quais são os principais contribuintes para essas condições graves.
7. Melhora a saúde respiratória e sinusal
E, finalmente, a hortelã pode estimular uma melhor saúde respiratória e sinusal. Isso se deve, em parte, às propriedades antibacterianas e antivirais da hortelã, ajudando a atingir a causa de qualquer irritação ou infecção respiratória ou sinusal.
Na verdade, a hortelã foi considerada eficaz até mesmo contra a COVID-19 . Mas a hortelã-pimenta também atua como expectorante , o que ajuda a quebrar o muco e o catarro para diminuir a tosse. Além disso, a hortelã é conhecida por aliviar dores de garganta e dores em todo o corpo — outras preocupações comuns associadas a problemas no peito e nos seios nasais.
Riscos potenciais da hortelã
Como a hortelã é um remédio herbal, você deve consultar seu médico antes de tomá-la ou qualquer outro suplemento. Ainda assim, a hortelã é segura para a maioria das pessoas, e consumi-la normalmente não causa efeitos colaterais.
Afinal, alergias à hortelã são incomuns. Portanto, em pessoas alérgicas à hortelã, uma interação com a erva pode desencadear sintomas de asma . Por esse motivo, pessoas alérgicas à hortelã devem evitá-la completamente.
Como fazer o chá de hortelã
Ingredientes:
um punhado de hortelã fresca (cerca de ½ maço)
mel a gosto
Método
PASSO 1
Pegue algumas folhas de hortelã em uma mão e bata com força a outra mão em cima, depois coloque as folhas em um bule de chá ou cafeteira. Repita com o restante da hortelã, guardando alguns raminhos pequenos para cada copo como enfeite.
PASSO 2
Encha a panela com água fervente e deixe em infusão por 2-3 minutos ou até que o líquido comece a ficar com uma leve tonalidade amarelo-claro/esverdeado. Coe o chá em xícaras ou copos resistentes ao calor e adoce com mel a gosto. Coloque a hortelã reservada nas xícaras para decorar, se quiser.
Veja Também:
8 benefícios do consumo do agrião
Descubra mais sobre Dicas de Saúde
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Seja o primeiro a comentar!